SOU JORNALISTA PROFISSIONAL ME FORMEI EM 2006.2 NO MÊS DE DEZEMBRO PELA FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA (FGF)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

DEMAGOGIA OU DEMOCRACIA

DEMAGOGIA OU DEMOCRACIA

“A melhora de tudo para todos começa na melhora de cada um”. ( Emmanuel).

Duas palavras, duas sinonímias diferentes. Todos anseiam por uma democracia plena, através de um governo extremamente democrático, mas os que conduzem o destino da nação, em sua maioria, não passam de velhos demagogos. A mídia nos dias atuais, não faz política e sim politicagem. A democracia e a demagogia fazem parte da mídia. O elogio é receptivo, a crítica intolerável. A palavra democracia vem do grego demokratía, governo do povo, soberania popular, democratismo, doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa do poder. Ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade, dos poderes de decisão e de execução, democratismo. No país cujo regime é democrático as classes populares, povo, proletariado têm voz e vez. A democracia pode se dividir em duas ramificações: a democracia autoritária cujo sistema de governo surgido após a 1ª Guerra Mundial, em geral anticomunista, firmado na supremacia do poder executivo em relação aos demais poderes. Já a democracia popular é a designação comum aos regimes políticos monopartidários dominantes nos países da área socialista. Infelizmente na prática isso não acontece e a insatisfação popular aumenta, gerando crises internas, greves, passeatas e badernas. A democracia para muitos significa subtrair o patrimônio da nação em proveito próprio. A impunidade a imunidade parlamentar não deveriam existir, bem como: aposentadorias, férias, licenças e outros benefícios para políticos. Muito menos reeleição, visto que política não se enquadra em nenhuma categoria profissional de emprego.

É uma simples variante governamental. A demagogia e a democracia às vezes se chocam criando verdadeiros embaraços para a sociedade. Nos conteúdos a seguir podemos definir e diferençar a destinação das duas. Aliados reclamam nomeações – Partilha de cargos – Um dos motivos de controvérsia é a indicação do PP(Partido Popular) para a Superintendência do Banco do Nordeste (BNB) na Bahia, barrada pelo presidente do banco Roberto Smith. O PR também está em busca de um cargo para encaixar o ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara. Nada melhor para Lúcio do que trabalhar em prol da população pobre, através da medicina, já que é médico por formação. Governo argumenta que aumento segura inflação – Para garantir a constitucionalidade da medida no STF(Supremo Tribunal Federal), o governo vai argumentar que o aumento do IOF ( Imposto Sobre Operações Financeiras) e da CSLL ( Contribuição Sobre o Lucro Líquido) foi necessário para conter pressões inflacionárias. Só no Brasil aumento de impostos contém a inflação. Descoberta fraude em concurso para delegado. Candidatos ao cargo de delegados da Polícia Civil foram descobertos tentando fraudar o concurso. De acordo com o secretário Roberto Monteiro, da Segurança, 39 candidatos se colocaram como autores de livros para aumentar suas pontuações na fase de titulação da disputa. Até o fim das investigações o concurso está suspenso. Ah! Brasil!

Gravações mostram como ocorre o seqüestro – virtual. Polícia grava ligações feitas por celulares, no interior do IPPOO2, que revelam como os presos realizam golpes de seqüestro-virtual e número premiado. A maioria das vítimas é dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Bahia e Amazonas. Plano de saúde terá de ampliar cobertura. A Agência Nacional de Saúde obriga os planos a ampliarem sua cobertura a partir de abril. As empresas terão de fornecer novos serviços, como atendimentos de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e nutrição. Com a mudança, setor prevê reajuste de 10% nas mensalidades dos planos. Que povo bonzinho meu Deus! Concursos públicos federais devem oferecer 11 mil vagas este ano. Ministério do Planejamento garante que as 11.179 vagas previstas para concursos este ano serão mantidas. Mas o ritmo deve ser mais lento e a autorização de novas vagas para concursos deve ficar prejudicada por causa da CPMF. Governistas querem criar nova CPMF. O novo imposto teria alíquota de 0,20% e viria dentro da proposta tributária do Governo Federal. Jumbo fretado Taz 416 turistas para Fortaleza. O tamanho do Jumbo 747-300- avião que pousou, em Fortaleza, na última sexta-feira - chamou a atenção de quem passava próximo ao Aeroporto Internacional Pinto Martins. Mais de 400 passageiros italianos desembarcaram na capital. Turismo sexual na certa. Governo prepara penas mais rígidas para reincidentes. O ministro da Justiça anunciou a formulação de pacote de medidas mais rígidas para reprimir motoristas infratores, como a redução do limite tolerado de álcool no sangue, a criminalização do excesso de velocidade e multas atreladas ao valor do carro. Em casos de reincidência, o governo estuda aplicar de valor igual ao do veículo e em acidentes com morte poderá haver seqüestro do automóvel.

Exército retoma obras em Cabrobó. O Exército retomou as obras preparatórias da transposição do Rio São Francisco em Pernambuco. O início do primeiro lote de serviços realizados por empresas civis, custará cerca de R$ 230 milhões, ainda não está definido. Lula diz que corte será “na veia”; PAC e emendas serão atingidos. O presidente promete, contudo, manter os programas sociais, mesmo sem a CPMF. As promessas do presidente nunca foram cumpridas. Senhores a vida é amiga. Não pense que a vida lhe é ingrata; que mais favorece aos outros do que a você, só porque não tem o que deseja como o benefício, a atenção, o bom emprego, o passeio e o lazer. Boa oportunidade para cobrar dos políticos e dos demagogos, pois nunca é tarde para ser feliz.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Fortaleza, Ceará, Brazil
Sou militar, Gestor de Empresas, Bacharel em segurança Pública, Acadêmico da Alomerce e jornalista