A Amazônia e o Fórum Social Mundial 2009 em Belém do Pará
Odilon S. Blank/Professor e escritor
A Amazônia, patrimônio da humanidade, possui a maior diversidade biológica do planeta que está sendo destruída pela globalização do sistema vigente, numa clara demonstração da insustentabilidade do atual modelo de produção e consumo.
Este modelo gerou as crises atuais de pobreza e cruel exclusão de grandes segmentos da sociedade; crise da água potável, sempre mais escassa; crise de alimentos; do efeito estufa, cujas conseqüências já sentimos de várias formas, pelo aquecimento global; crise energética (o petróleo não é fonte renovável de energia). O que restará do futuro? Nada! Vivemos hoje uma crise de civilização!
Os efeitos da mudança climática fazem-se sentir em todo o planeta, tendo já ultrapassado o limiar apontado, em 1968, pelo Clube de Roma.
Ou mudamos nosso modo de produzir e reproduzir nossa existência ou morreremos! É uma questão de tempo! A temperatura do planeta subirá até o final deste século de 2°C a 4°C, fatal aos ecossistemas da mãe Terra, da querida mãe Terra.
O aumento da emissão de gases é provocado pelo setor da energia, das indústrias, transporte e pelo desmatamento e queimadas indiscriminadas. Todos podemos contribuir para a redução da emissão de gases-estufa, diminuindo o gasto de energia (luzes, ar-condicionado, etc), andar mais a pé... Precisamos preparar-nos para as mudanças e diminuir os efeitos negativos deste aquecimento (rearborizando o planeta, por exemplo) como: aumento de doenças diarréicas e cardiorrespiratórias, com o aumento de óbitos entre os mais pobres e vulneráveis.
O FSM de Belém permitirá o contato pessoal dos moradores citadinos com os participantes que virão do mundo todo. Esta é a revolução mais imediata, a que modifica a visão dos habitantes “civilizados” e “racionais” planetários.
Título original: A Amazônia e o FSM
Fonte: Gazeta do Sul - Santa Cruz do Sul, RS - 16 02 2008
Site: www.gazetadosul.com.br
Notícia do portal www.brasilalemanha.com.br - um universo temático à sua espera. Aguardamos sua visita! Cadastre seus amigos (quadro abaixo) e lembre-os de que precisam confirmar o e-mail/convite que receberão de "Neues". Só assim o cadastro será ativado. Ou mande o e-mail para contato@brasilalemanha.com.br. Obrigado!
Sílvio Aloysio Rockenbach, editor
Fonte: Odilon S. Blank
Nenhum comentário:
Postar um comentário